Miguel Monteiro

Freguesia de Vilar de Andorinho

O meu nome é Miguel Santos e sou candidato a presidente da Junta de Freguesia de Vilar de Andorinho pela Iniciativa Liberal.

Foi com enorme orgulho e sentido de compromisso que acolhi ser candidato a Presidente da Junta de Vilar de Andorinho, terra que me viu nascer e onde reside grande parte da minha família. 

Vilar de Andorinho tem tudo para se afirmar, pessoas empenhadas, assim como uma localização privilegiada, faltando quem as possa auxiliar na concretização dos seus projetos, com vontade, compromisso e visão.

Será um privilégio defender os interesses de todos os Vilarenses, tal como o meu bisavô, com o compromisso de:

– Melhorar rede viária e o serviço de transportes públicos;
– Promover mais e melhores oportunidades;
– Acompanhar e assegurar o bom funcionamento do sistema de saúde;
– Criar parque empresarial;
– Criar gabinete de apoio a jovens empreendedores;
– Criar e divulgar espaços verdes e de lazer;
– Promover a proximidade e diálogo entre a autarquia e a comunidade;

Vamos todos REALIZAR VILAR DE ANDORINHO!

As nossas propostas para a Freguesia de Vilar de Andorinho

Mais Atratividade Empresarial, Mais Crescimento Económico

Queremos uma freguesia dinâmica, que seja atrativa para a criação e instalação de novas empresas e locais de comercio. A junta de freguesia pode ter um papel fundamental ao nível do apoio e incentivo para o desenvolvimento de novos negócios localmente.

Propomos assim:

Desenvolver o apoio e serviços prestados no balcão da junta, criando dessa forma mais soluções junto da comunidade.

 – Promover a atração/criação de empresas e empregos na freguesia.

 – Prestar apoio às empresas ao nível das necessidades burocráticas de nível municipal e nacional.

Colaborar com a indústria e comércio local que nesta fase de pandemia possam estar mais necessitados.

Criar parque empresarial, atraindo a fixação de empresas, tirando proveito da excelente localização e proximidade a algumas das principais vias.

Cativar tecido empresarial, muito pouco relevante nos tempos de hoje, dando origem a mais emprego qualificado.

Tornar Vilar de Andorinho mais competitivo, incentivando a fixação de mais jovens na freguesia, dado que somos o 3.º município mais jovem do país e o 2.º concelho com maior média de jovens desempregados.

Criar gabinete para apoio à realização de projetos, auxiliando empreendedores com as ferramentas necessárias para poderem dar os primeiros passos.

Melhor Educação, Mais Futuro

Continuam a persistir na nossa freguesia situações de abandono escolar e de menor aproveitamento escolar, que importa dar resposta para que todos tenham acesso a melhores oportunidades de vida. Acreditamos que a junta de freguesia pode, dentro das suas possibilidades, ajudar na resolução destes problemas.

Assim propomos:

 – Disponibilizar um espaço para que os alunos da freguesia possam estudar, equipado com os meios tecnológicos mais recentes. Com esta medida queremos que todos os alunos da freguesia disponham de um ambiente propício ao estudo e que tenham acesso a todas as ferramentas necessárias para atingirem o sucesso escolar.

 – Fomentar junto das escolas programas de adoção de estilos de vida saudável, através da prática desportiva e através da alimentação

Providenciar aulas de explicação aos alunos com menor aproveitamento escolar, de famílias mais carenciadas, criando parcerias com serviços de Educação já existentes.

Mais Saúde

A saúde é essencial para o bem-estar do cidadão. Queremos que todos os fregueses tenham acesso a melhores cuidados de saúde.

Queremos assim:

 – Assegurar os cuidados médicos de todos, acompanhar os mais idosos principalmente nesta fase, muitos deles em situação de isolamento 

– Disponibilizar serviços de psicologia, por forma a combater o crescente isolamento da população idosa da freguesia e assim prevenir o surgimento de eventuais patologias na área da saúde mental.

Mais Planeamento, Melhor Património

Para que a freguesia possa desenvolver-se é fundamental que se promova a dinamização dos espaços públicos e urbanos. É, por isso, necessário cuidar dos espaços públicos, conferindo-lhes dignidade e condições de utilização. É também essencial potenciar a melhoria das condições de habitabilidade nos espaços urbanos da freguesia.

Dessa forma propomos:

– Influenciar as autoridades municipais no sentido de procederem à desburocratização e agilização dos processos de licenciamento das habitações em áreas urbanas

 – Dar nova vida a espaços e casas que se encontram devolutas

 – Comparticipar materiais para a reabilitação dos edifícios e habitações de famílias carenciadas da freguesia. Dada a crescente degradação do edificado na freguesia

Mais Ambiente, Mais Sustentabilidade

 – Proceder à reabilitação energética dos edifícios públicos da freguesia. Queremos reduzir o consumo de energia e tornar os edifícios mais sustentáveis, por forma a minimizar o seu impacto ambiental e poupar dinheiro a médio/longo prazo.

 – Criar campanhas de sensibilização a empresas e indústrias sobre a eficiência energética. Pretendemos ajudar as empresas e os cidadãos a escolher opções energeticamente mais eficientes, reduzindo assim a sua pegada ecológica e a sua fatura da eletricidade.

Criação de espaço verde de referência, estimulando a prática de exercício físico, assim como nesse mesmo espaço incluir zona própria destinada a passeio de animais.

 – Promover a recolha de mais produtos recicláveis, através do reforço dos ecopontos. Queremos incentivar a reciclagem, uma vez que induz à redução de exploração dos recursos do planeta para criar o que precisamos no dia a dia.

Mais Transparência na Gestão da Freguesia

Uma Junta de Freguesia deve responder às reais necessidades dos fregueses. Deve promover o envolvimento dos cidadãos na tomada de decisão. Não é o que se verifica em Vilar de Andorinho, onde muitas das decisões da Junta são tomadas sem ter em conta os anseios das populações da freguesia.

Consideramos também que a Junta deve prestar informação clara, objetiva e transparente. Muitas das informações acerca da gestão da freguesia não são de fácil acesso, dificultando o escrutínio das suas atividades. Propomos assim uma mudança da forma como a Junta de Freguesia se relaciona com os fregueses.

Essa mudança passa por:

 – Criar um orçamento participativo, em que os fregueses possam propor novas medidas ou intervenções a efetuar pela freguesia.

Fazer um levantamento imediato de todas as infraestruturas afetas ao funcionamento da Junta de Freguesia, fomentando o máximo possível a concentração, alienando ou recuperando os edifícios devolutos.

 – Investir na digitalização da freguesia, diminuindo a burocracia e os níveis de decisão, criando sistemas digitais de ligação ao freguês, com resposta célere aos pedidos efetuados.

 – Reorientar os recursos humanos para áreas deficitárias, investindo na sua formação e na sua transição digital.

 – Comunicar a atividade da JFL de forma transparente, eliminando a promiscuidade entre a divulgação de ações da freguesia e a propaganda do partido no poder.

 – Criar um portal com a divulgação das adjudicações efetuadas pela JFL, permitindo o seu escrutínio, nomeadamente ao nível de ajustes diretos efetuados.

Melhor Mobilidade, Mais Proximidade

Vilar de Andorinho possui acessos rodoviários que conectam a freguesia diretamente com o resto do município e com os principais espaços urbanos circundantes.

Contudo, o transporte público é caracterizado por se focar nas deslocações de proximidade, ignorando as necessidades de deslocação rápida dentro da freguesia para os equipamentos de saúde e para os locais de comércio e serviços. Queremos contribuir para que os fregueses possam deslocar-se de forma mais rápida.

Pretendemos ainda impulsionar o incremento da qualidade de vida, requalificando as vias pedonais e promovendo a utilização de veículos não motorizados. A mobilidade terá obrigatoriamente de estar aliada a uma melhor sustentabilidade.

Assim pretendemos:

 – Criar uma plataforma intermodal de transporte público com estacionamento para veículos privados. Queremos que todos, independentemente de onde vivem, tenham acesso rápido aos transportes públicos

 – Proceder à melhoria das paragens dos transportes públicos, que protejam os utilizadores das condições meteorológicas. Algumas paragens estão degradadas, mal localizadas e/ou têm poucas condições para a proteção dos utilizadores dos transportes públicos.

 – Melhorar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida ao transporte público, tornando a freguesia amiga das pessoas com mobilidade reduzida.

 – Acompanhar a situação das obras de extensão da linha do metro a Vilar de Andorinho, que constantemente têm sido alvo de adiamentos.

 – Criar novos passeios mais confortáveis e com melhores condições de segurança, melhorar a sinalização nas passadeiras e colocar suportes para facilitar a subida nas escadas. Importa garantir condições de conforto e de segurança para a deslocação pedonal, sobretudo num contexto em que boa parte da população é idosa.

 – Melhorar o pavimento das ruas e estradas da freguesia, pois algumas encontram-se em elevado estado de degradação.

 – Melhorar a luminosidade e a sinalização de segurança das vias. Presenciamos ainda alguma ausência de iluminação pública e sinalização adequada.